quarta-feira, 3 de junho de 2009

Façam este blog ainda mais Fantástico!




Olá meus amigos, convido a todos para fazer este blog ainda mais Fantástico para falar sobre a memória e as curiosidades do Show da Vida. Participe do blog do Fantástico, me mandem e-mails para os meus correios eletrônicos: leandrosc.2006@hotmail.com e gaviaoaterro.2007@gmail.com

Postarei os textos escritos pelos leitores com elogios e críticas sobre a história do Fantástico, conto com a participação de vocês. Achei aqui um texto do André Svartman, que fala sobre o Fantástico na época em que o programa ganhou um formato de telejornal de domingo. Leiam e se quiserem escrever, me mandem e-mails e o principal: Não vou esquecer de citar o nome de vocês nos créditos!

É Fantástico!

Fantástico é o programa com maior audiência da TV Brasileira. É considerado a Revista Televisiva do Brasil. Tem uma média de audiência que passa os 30 pontos de IBOPE, média essa que chega a ser mais do que o dobro de programas jornalísticos importantes de outras redes de televisão como SBT, Record ou Bandeirantes.Todo e qualquer publicitário ou marketeiro sabe que divulgar um produto nos intervalos do Fantástico chama uma atenção massiva incomparável. Sabe que os preços são impressionantemente superiores a qualquer outro horário e sabe também que o público do Fantástico é algo como “Homens e Mulheres, de classes A, B e C”, ou seja, praticamente toda a população de classe média baixa, média, e alta.É, em resumo, um fato, que o Fantástico é o programa de maior sucesso da Televisão Brasileira. O que obviamente não quer dizer que ele seja o melhor programa. Nem, talvez, queira dizer que ele não seja ruim.Mas, seria prepotência demais eu tentar dizer que não é bom um programa que fatura tanto e que tem tanta audiência. Ao mesmo tempo, depois de tantos anos sem assistir ao Fantástico, na manhã seguinte desta experiência, eu não teria como não escrever sobre isso.Não poderia deixar de expor meus pensamentos porque analisar este programa e tentar entender as razões para o sucesso dele “é fantástico”.Antes de qualquer tipo de crítica ao Fantástico, um elogio que talvez seja a maior explicação para o sucesso do programa. Ele é mutável. Ele se adaptou e continua se adaptando.Alguém já imaginou o fracasso que seria o Fantástico de todo domingo com o mesmo estilo do Fantástico que passava na TV, por exemplo, em 1992? Com a ‘Garota Fantástico’ girando? E com aquele esquema de apresentação de Tele-Jornal? E o Mr. M, será que ele atrairia alguém hoje em dia? O fato é que o Fantástico, a cada vez que assisto (o que não é freqüente, verdade, mas é suficiente para esta análise) está diferente. Está mais contemporâneo. Hoje, a apresentação é em forma de Documentário. Não é mais em forma de Noticiário. A apresentadora nem tem uma mesa. Ela fica em pé, interage mais. Existem reportagens ao vivo. Existem pequenos vídeos de 15 segundos com imagens maravilhosas, certamente com referência em canais internacionais como Discovery Channel ou National Geographics.Mas estas mudanças são quase óbvias. Podem não ser percebidas facilmente por aqueles que sempre assistem ao programa, porque elas talvez ocorreram aos poucos. Mas basta olhar um ‘VT’ da década de 1990, por exemplo, e um de hoje que as mudanças são facilmente percebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário