quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Fantástico de 26 de março de 1989 - por Cid Moreira

Domingo, 26 de março de 1989. Foi o primeiro domingo na TV Globo com o Domingão do Faustão e nesse mesmo dia o Cid Moreira apresentou o Fantástico ao lado do Sérgio Chapelin e de dois apresentadores, na época, principiantes e que hoje são consagrados em todo o país: Estou falando do João Pedro (que já apresentava o Fantástico desde setembro de 1988) e da Gabriela (primeiro Fantástico da bailarina, que substituiu a Valéria Monteiro). Eu vou deixar que o próprio Cid Moreira comente esse dia histórico na vida dos nossos colegas João Pedro e Gabriela, que aliás, eu os vi ontem, brincando de Exterminador do Futuro (o filme preferido do João Pedro), estavam atirando para tudo quanto é lado. Mas vamos ao que interessa, Cid Moreira e o texto de um domingo, que com todo o respeito, É FANTÁSTICO!!!

FANTÁSTICO - 26/03/1989 - CID MOREIRA

No dia 26 de março de 1989, eu apresentei o Fantástico ao lado do Sérgio Chapelin (isso não era novidade), mas tinham dois apresentadores que estavam do meu lado pela primeira vez, um rapaz chamado João Pedro (São Paulino doente, já o conhecia desde o ano anterior e ele já fazia o Fantástico, mas era a primeira vez que eu apresentei ao lado dele) e uma senhorita chamada Gabriela (muito bonita, fã de mulheres nota 10, como Nádia Comaneci, Janete Clair, Elis Regina e Clarice Lispector). Nesse dia o Faustão começou a apresentar o programa dele e os trapalhões ainda eram um quarteto. O resto era só desenho do Tom e Jerry e as séries do Chuck Norris, ator preferido do Ticiano, o namorado da Gabriela e também repórter da CGJ no Rio de Janeiro.
Nesse domingo histórico, eu cheguei á Globo ao meio dia, para ler o script do Fantástico, falei com o João Pedro, ele estava chorando e disse que apresentar o Fantástico ao meu lado era um sonho, aí eu disse que os sonhos serão verdade um dia, até eu devo ter lido esse clichê no Fantástico nos primeiros anos do programa, ele é meu fã desde o primeiro JN, isso foi em 01/09/1969. Ele é um cara excepcional, realmente, se tornou um grande editor, apresentador e repórter, hoje ele e a Gabriela apresentam o Jornal Nacional. E por falar na Gabriela, eu a conheci pessoalmente no começo de 1989, ela ficou emocionada ao me ver, falou que os pais, os avós e o tio (Miguel Falabella) admiram o meu trabalho. Gabriela é uma figura de personalidade forte, não tem medo do lobo mau, é carismática e o povo aplaude de pé o seu trabalho. Os dois estavam nervosos, eu e o Sérgio também, mas já estávamos acostumados com a apresentação dos dois programas mais importantes da emissora, o Jornal Nacional e o Fantástico. Passaram se as horas e ás 20:00 da noite, em ponto, nós quatro já estávamos na velha bancada do Fantástico, cor de rosa e com as figuras das bailarinas da abertura impactante do programa, depois que roda a vinheta, eu inicio o Fantástico.

- No ar o Fantástico com as notícias do domingo no Brasil e no mundo. Morre no Irã, o aiatolá Khomeini, após sofrer um infarto fulminante na noite de ontem.

Depois o Sérgio leu uma notícia, o João Pedro leu outra, a Gabriela também e depois dos destaques que o Dirceu Rabelo falou e das notícias da Loteria, foi ao ar a abertura, depois da abertura, a imagem voltou para mim e comecei a falar. Morre no Irã o Aiatolá Khomeini após sofrer um infarto fulminante na noite de ontem. Mais informações com o repórter Marcelo Rezende. Aí o programa continuou e foi assim até as 22:40, pois o Fantástico só termina após os gols, os famosos Gols do Fantástico, pena que hoje não é mais assim, pois o programa mudou.

Mas voltando a falar daquele dia, um rapaz que me entrevistou, chamado de Fauno por João Pedro, Gabriela, Gabriel, Gabriel 2, Ticiano (foi o Ticiano que criou o apelido), Vitória, entre outros, falou assim: Eu conheço o João Pedro e a Gabriela há mais de 20 anos e o sonho deles era apresentar o Fantástico ao seu lado, o Ticiano, que chama o João Pedro de Gibão e a Gabriela de anã, até faz algumas brincadeiras, mas ele disse que prefere João Pedro e Gabriela no Fantástico a ver o Chaves e o Globo Repórter como os principais causadores da queda de audiência na televisão brasileira (isso aconteceu, as duas coisas, o João Pedro e a Gabriela no Fantástico e as cacetadas do Chaves e os bichos do Globo Repórter como os principais culpados pela queda da audiência na TV). Eu apresentei o JN e o Fantástico ao lado de profissionais brilhantes, mas tem três que eu tenho que aplaudir: O Sérgio Chapelin, o João Pedro (futuro presidente do tricolor paulista e quem sabe, futuro presidente do Brasil) e a Gabriela (a Clarice Lispector de Miguel Pereira). Eu assisto vocês e sempre continuarei assistindo o Jornal Nacional, que vocês apresentam juntos e da minha parte, desejo muitas felicidades aos dois apresentadores.

Boa Noite.

Atenciosamente, Cid.

Um comentário: