segunda-feira, 29 de junho de 2009

MICHAEL JACKSON, O GRANDE NOME DOS VIDEOCLIPS

UM DOS GRANDES QUADROS QUE ERAM EXIBIDOS NO FANTÁSTICO ERA O DE VIDEOCLIPS E UM DOS GRANDES NOMES QUE POPULARIZOU O VÍDEOCLIP NO MUNDO TODO NOS DEIXOU, O REI DO POP, MICHAEL JACKSON, QUE FALECEU NA ÚLTIMA QUINTA FEIRA 25 DE JUNHO DE 2009. ESTOU CONSTRUINDO ESTE POST AINDA, IREI CONCLUIR ATÉ O DIA 10 DE JULHO, MAS POSTAREI AQUI NO BLOG DO FANTÁSTICO OS VÍDEOCLIPS MAIS FAMOSOS DE MICHAEL JACKSON E REPORTAGENS ANTIGAS DO FANTÁSTICO SOBRE O CANTOR MAIS CÉLEBRE DA MÚSICA MUNDIAL NOS ÚLTIMOS 30 ANOS.

ATUALIZANDO ATÉ 10 DE JULHO.

SAUDAÇÕES FANTÁSTICAS A TODOS.

terça-feira, 9 de junho de 2009

ENCERRAMENTO DO FANTÁSTICO - 1993



ENCERRAMENTO DO FANTÁSTICO DE MAIO DE 1993, COM APRESENTAÇÃO DE CELSO FREITAS, FÁTIMA BERNARDES E SANDRA ANNENBERG. NESTE DIA A ABERTURA NÃO FOI AO AR NO ENCERRAMENTO. QUEM TIVER MAIS VÍDEOS ANTIGOS DO FANTÁSTICO, PASSE PARA OS MEUS E-MAILS QUE POSTAREI OS CRÉDITOS.

CRÉDITOS DO VÍDEO AO CANAL EDTV7 DO YOUTUBE E AO DIEGO SUZUMURA, QUE MELHOROU A QUALIDADE DO ÁUDIO.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Restaurante arremessa comida nos fregueses

Essa reportagem do Fantástico assinada pelo sósia do André Lobão (Maurício Kubrusly) seria um ótimo tema a ser debatido no Balbúrdia, o programa impublicável da Rádio Estação, da Universidade Estácio de Sá. Restaurante arremessa comida nos fregueses e não é no Brasil!

Isso acontece na terra dos cangurus, a Austrália, um país emergente do primeiro mundo e foi assunto no Fantástico do último domingo (07 de junho de 2009).


Restaurante arremessa comida nos fregueses
Descoberta é de Maurício Kubrusly, na Austrália.

Em uma das entradas do bairro chinês em Sydney, o Fantástico descobriu uma pequena invasão japonesa. Trata-se de um pequeno restaurante que adotou um método bem original de preparar e servir a refeição. Tudo acontece em uma grande chapa. Todo mundo sentado ao redor. Nada de garfo e faca. A aparência é ótima. Tudo tem uma pirueta a mais. As mesas são coletivas. A coisa começa a esquentar, o apetite também. O jeito de servir? Atirando a comida diretamente na boca do freguês. Melhor se proteger... Mas o “inimigo” afasta as defesas. E lá vem a comida gostosinha. É só pegar e saborear. Se cair, recolha os pedacinhos. Melhor sacudir tudo da roupa. “Moro há seis anos aqui e nunca ouvi falar disso. Estou impressionado”, disse o professor de inglês Maurício Buchler. O jantar continua na base do arremesso. Enquanto o cozinheiro zoneia outra mesa, dá para comer um pouquinho. Este é mesmo um restaurante fantástico.

Eu também quero aparecer no Fantástico

Olha só meus amigos leitores do blog do Fantástico, o que vemos no programa dominical nos últimos anos é o espaço dado para ex-participantes do Big Brother Brasil. Mas o que eles fizeram de tão importante para aparecer no Fantástico? Pergunta para o Luiz Nascimento, o Álvaro Pereira Júnior e o Zeca Camargo. Eles são responsáveis pela exibição do quadro já extinto Paredão do Alemão, em que Diego Gasques, conhecido por Alemão, fazia reportagens para o Show da Vida. Mas o cara não é jornalista, é que o cara ganhou o BBB 7 e por isso, acharam que ele tinha gabarito para aparecer no Fantástico. É verdade, não tenho visto o Fantástico, pois é um protesto de minha parte assistir um programa que só fala de "artistas" e promovem o tempo todo nomes como a atriz Juliana Paes, a minha preferida e a atriz número 1 do Zeca Camargo, ótimo gosto que ele tem. Em janeiro de 2009, o Fantástico foi "dedicado" sobre o fim da enfadonha e insuportável novela A Favorita, mais insuportável foi ver uma discussão sobre o tiro que a insuportável Lara (Mariana Ximenes, sempre a chatinha) deu em Flora (Patrícia Pillar) e deixou em terceiro plano a cobertura do desabamento do teto da Igreja Hernandes em São Paulo. Pois em segundo plano, o lançamento da novela atual das nove, Caminho das Índias e tome entrevista no estúdio com os atores da novela, só falta o Victor Fasano. E ontem, pasmem, tome Big Brother, entrevistaram o casal principal do BBB 9 no cenário branco, quer dizer, simulação de cenário do Fantástico. Muitos artistas brasileiros sonham aparecer no Fantástico e mais do que 15 segundos de fama ou de vídeos na internet, mas será que tem que ser BBB e da Globo para ganhar destaque?

Um dia esse sonho se realiza de minha parte e espero que sem ter que conviver com uma dúzia de insuportáveis em uma casa durante quase 100 dias: Eu também quero aparecer no Fantástico!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fantástico precisa mudar e muito!

Olá amigos, o Fantástico precisa mudar seu conteúdo jornalístio urgentemente, pois ele anda muito ruim. Aqui temos dois textos sobre o Fantástico, que foram escritos por Lamartine Testa e Celso Luiz Drummond Martinelli, do blog Pegue a Onda da Globo. Peço aos leitores do blog que participem e me mandem textos sobre o Fantástico, a história do programa, uma abertura antiga, apresentadores antigos, uma reportagem marcante, momentos bons e ruins da história do Fantástico e não vou deixar de creditar o nome dos autores do texto, será uma honra ter a colaboração dos leitores: Meus e-mails são: leandrosc.2006@hotmail.com e gaviaoaterro.2007@gmail.com

Texto escrito por Lamartine Testa
Um programa de TV é feito com base em uma série de nuances. Tais nuances são em sua maioria identificadas no comportamento do público. A de mais destaque é a audiência. Quando um programa antigo, tradicional, de costumeira grande audiência começa a perder seu público é sinal que algo está acontecendo.Me refiro ao Fantástico da Rede Globo. O programa está tão fraco que se percebe no ar as desconexões na edição, no conteúdo, na forma de apresentação e na escolha dos apresentadores. É a comida que fica ruim por excesso de tempero.Dia desses foi ao ar uma matéria macabra sobre o assassinato de uma criança, termina a reportagem e a apresentadora está com um baita sorriso chamando o próximo assunto. Isso é inadmissível. Aos olhos de quem não entende de edição parece que ela debochou do assunto, mas não é isso. É edição e continuação mal feitas, erros que não eram cometidos na TV Globo.E os assuntos? Um festival de absolutas bobagens, futilidades e quadros que reproduzem e alimentam as atitudes mais imbecis do dia a dia. Quando há um assunto sério, ele está no meio de assuntos tolos, tudo tão misturado que não dá para distinguir uma coisa da outra de imediato e ver se vale a pena assistir ou não.Muita gente sabe e a TV Globo mais do que ninguém que o público tem uma forte identificação com os apresentadores. Assim como a vinheta do Jornal Nacional nos remete a Fátima Bernardes e ao William Bonner, ambos também nos remetem ao Jornal Nacional. Eles e o jornal já parecem ser a mesma coisa. São muitos anos à frente do noticiário. Essa identificação também existiu no passado com Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Celso Freitas. No caso do atual Fantástico todos os apresentadores que já tinham essa identificação de longa data foram suprimidos do programa.É louvável trazer “gente nova”, mas é mais prudente coloca-los junto aos veteranos para que o público se acostume e não haja uma descaracterização do programa de forma tão abrupta. A apresentação também é uma ferramenta que faz a credibilidade. Um bom repórter pode não ser um bom apresentador e vice-versa. Quando o profissional certo não está no lugar certo é ruim para ele, é ruim para o programa.Essas são criticas construtivas de alguém que não faz muito tempo gostava de voltar para casa no domingo à noite e ter o prazer de ligar no Fantástico. Espero que essas palavras, de um telespectador, sejam parte das nuances que os diretores do Fantástico se baseiam quando fazem o programa. Se é que se baseiam se é que se importam com a opinião do público.


Texto escrito por Celso Luiz Drummond Martinelli

A Decadência do Fantástico.
Marcadores: author: Celso Luiz Drummond Martinelli
#fullpost{display:none;}
O Fantástico que já foi um campeão absoluto de audiência nas décadas de 70,80 e 90, vem enfrentando uma das piores crises de audiência nos últimos tempos.Há quem diga que a culpa da baixa audiência se deve a existência de novos veículos de comunicação como a internet por exemplo, outros dizem que o motivo é a forte concorrência que sofre do Pânico na TV e do Domingo Legal no mesmo horário. O fato é que a concorrência é apenas um dos fatores dos baixos índices do ex. campeão dominical, o principal culpado é o próprio formato do programa.O Fantástico há muito deixou o jornalismo de lado e vem privilegiando cada vez mais o entretenimento fácil. Atualmente a edição do programa se resume a reportagens com alta carga de futilidade, realitys shows, enlatados da BBC inglesa e apresentadores inexpressivos. Como se não bastasse tudo isso, ainda somos obrigados a assistir vídeos caseiros, que são enviados por telespectadores do programa em busca dos seus quinze minutos de fama, que vão ao ar após os intervalos da atração. Parece que o programa tomou um caminho sem volta, em nada lembra a atração por onde passaram nomes consagrados do telejornalismo brasileiro, como William Bonner, Fátima Bernardes,Sérgio Chapelin, Cid Moreira, Celso Freitas,Sandra Annenberg,Valéria Monteiro, Claúdia Cruz e tantos outros monstros sagrados do telejornalismo brasileiro que passaram pela bancada do programa ao longo dos anos.
Aquele Fantástico de outros tempos, parece que se encontra muito vivo na mente dos telespectadores que viveram aqueles tempos e adormecido nas fitas do centro de documentação da TV. Globo. Atualmente nem bancada o programa possue mais, os apresentadores se encontram em pé no meio do nada, ou melhor num cenário que mais parece o quarto branco do BBB.
Até os gols do Fantástico que era um dos pontos altos do programa, perderam o pique afinal o telespectador quer assistir os gols da rodada do final de semana, não as piadas ou os lances engraçados que só o apresentador Tadeu Schimidt acha graça. Bons tempos aqueles em que a narraçao dos gols da rodada ficava a cargo de Fernando Vanucci e Léo Batista, sendo que eles mostravam a resenha esportiva do final de semana, sem desvirtuar o conteúdo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Façam este blog ainda mais Fantástico!




Olá meus amigos, convido a todos para fazer este blog ainda mais Fantástico para falar sobre a memória e as curiosidades do Show da Vida. Participe do blog do Fantástico, me mandem e-mails para os meus correios eletrônicos: leandrosc.2006@hotmail.com e gaviaoaterro.2007@gmail.com

Postarei os textos escritos pelos leitores com elogios e críticas sobre a história do Fantástico, conto com a participação de vocês. Achei aqui um texto do André Svartman, que fala sobre o Fantástico na época em que o programa ganhou um formato de telejornal de domingo. Leiam e se quiserem escrever, me mandem e-mails e o principal: Não vou esquecer de citar o nome de vocês nos créditos!

É Fantástico!

Fantástico é o programa com maior audiência da TV Brasileira. É considerado a Revista Televisiva do Brasil. Tem uma média de audiência que passa os 30 pontos de IBOPE, média essa que chega a ser mais do que o dobro de programas jornalísticos importantes de outras redes de televisão como SBT, Record ou Bandeirantes.Todo e qualquer publicitário ou marketeiro sabe que divulgar um produto nos intervalos do Fantástico chama uma atenção massiva incomparável. Sabe que os preços são impressionantemente superiores a qualquer outro horário e sabe também que o público do Fantástico é algo como “Homens e Mulheres, de classes A, B e C”, ou seja, praticamente toda a população de classe média baixa, média, e alta.É, em resumo, um fato, que o Fantástico é o programa de maior sucesso da Televisão Brasileira. O que obviamente não quer dizer que ele seja o melhor programa. Nem, talvez, queira dizer que ele não seja ruim.Mas, seria prepotência demais eu tentar dizer que não é bom um programa que fatura tanto e que tem tanta audiência. Ao mesmo tempo, depois de tantos anos sem assistir ao Fantástico, na manhã seguinte desta experiência, eu não teria como não escrever sobre isso.Não poderia deixar de expor meus pensamentos porque analisar este programa e tentar entender as razões para o sucesso dele “é fantástico”.Antes de qualquer tipo de crítica ao Fantástico, um elogio que talvez seja a maior explicação para o sucesso do programa. Ele é mutável. Ele se adaptou e continua se adaptando.Alguém já imaginou o fracasso que seria o Fantástico de todo domingo com o mesmo estilo do Fantástico que passava na TV, por exemplo, em 1992? Com a ‘Garota Fantástico’ girando? E com aquele esquema de apresentação de Tele-Jornal? E o Mr. M, será que ele atrairia alguém hoje em dia? O fato é que o Fantástico, a cada vez que assisto (o que não é freqüente, verdade, mas é suficiente para esta análise) está diferente. Está mais contemporâneo. Hoje, a apresentação é em forma de Documentário. Não é mais em forma de Noticiário. A apresentadora nem tem uma mesa. Ela fica em pé, interage mais. Existem reportagens ao vivo. Existem pequenos vídeos de 15 segundos com imagens maravilhosas, certamente com referência em canais internacionais como Discovery Channel ou National Geographics.Mas estas mudanças são quase óbvias. Podem não ser percebidas facilmente por aqueles que sempre assistem ao programa, porque elas talvez ocorreram aos poucos. Mas basta olhar um ‘VT’ da década de 1990, por exemplo, e um de hoje que as mudanças são facilmente percebidas.